top of page

As suas justificativas estão te protegendo de quê?

  • Foto do escritor: Thalita Helena Vecchio
    Thalita Helena Vecchio
  • 24 de jun. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 2 dias



Quais são as boas desculpas que você costuma usar para se limitar em algo? Se identifica com alguma a seguir?

“Agora não é a melhor hora.”

Enquanto essa frase estiver a serviço do bom senso está tudo certo, porém muitas vezes aguardar a hora perfeita para fazer algo pode esconder uma desculpa para postergar decisões.

“Preciso me preservar.”

Realmente está se preservando ou está em evitação de algo que precisa ser visto? Em certas situações a autopreservação pode ser de extrema importância, mas em outras pode significar evitar o confronto com desafios que precisam ser encarados e superados para que você continue sua caminhada.

 “Quando for o momento mais seguro, eu faço.”

Existe uma diferença importante entre a segurança que preserva a vida, necessária à sobrevivência, sua integridade e a segurança que paralisa. Aquela que, travestida de prudência, sustenta o medo, posterga decisões e transforma proteção em estagnação. Nem toda segurança cuida. Algumas apenas mantêm tudo exatamente no mesmo lugar.

“Vou me estruturar primeiro.”

Quantas vezes essa "estrutura" não é um eterno planejamento disfarçado? O tempo passa, os planos se acumulam, e a vida começa a parecer um rascunho que nunca chega à versão final.

Estrutura e planejamento são importantes, porém apenas quando sustentam o movimento. Clareza não nasce apenas do pensar, nasce do agir. Para saber qual é o próximo passo, é preciso estar em movimento.

 

“Não quero gerar conflito.”

Nem todo conflito destrói, alguns organizam. Evitar conversas difíceis pode gerar vínculos frágeis. O que não é dito não desaparece, apenas se acumula, vira distanciamento, ressentimento e mal-entendido. A ausência de conflito não é sinal de saúde quando representa silenciamento. Relações amadurecem quando suportam diferenças, ajustes e reposicionamentos.


Reconhece algum exemplo desses como desculpa em sua vida?


Até que você torne o inconsciente consciente, ele dirigirá sua vida e você chamará isso de destino.” (Carl Jung)

 
 
E-MAIL
thalita.vecchio@implvef.com.br
Telefone (21)96656-6485
Endereço Av. Franklin Roosevelt 39 - sala 1015 Centro - Rio de Janeiro - RJ
Próximo ao Metrô Cinelândia
Psicóloga
CRP 05/80589
bottom of page